Na 31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta segunda-feira, 10 de novembro, os vereadores Lourival Alves da Rocha e Marcos de Souza Lima apresentaram duas proposições voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e rural do município. Ambas foram aprovadas por unanimidade pelo Plenário.
O Requerimento nº 16/2025, de autoria do vereador Lourival Alves da Rocha e coautoria de Marcos de Souza Lima, solicita ao Poder Executivo Municipal providências quanto à conclusão da rede de esgoto na Rua Marechal Rondon, nas proximidades do Laticínio do Léo. Segundo o vereador Lourival, o saneamento básico é uma infraestrutura essencial para a promoção da saúde pública, a proteção ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população. Ele destacou que, conforme relatos de moradores, a obra foi iniciada por uma empresa contratada, mas encontra-se paralisada há tempos, sem previsão de conclusão, o que tem causado transtornos à comunidade.
“A ausência desse serviço acarreta riscos à saúde, contaminação do solo e da água, além de favorecer a proliferação de vetores de doenças. A comunidade tem convivido com transtornos que poderiam ser evitados”, explicou o parlamentar, ressaltando a importância de o Executivo priorizar a conclusão da obra, garantindo dignidade e segurança sanitária aos moradores da região.
Na mesma Sessão, foi aprovada também uma Indicação de autoria dos mesmos vereadores, que solicita ao prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior a realização de reparos urgentes em duas pontes de madeira localizadas na Linha “Seu Odílio”, via que liga as comunidades Lambari e Santa Rita, no Assentamento Vale do Seringal – Setor IV.
Conforme a justificativa apresentada, as pontes estão em condições precárias e oferecem riscos iminentes de acidentes, inclusive já tendo causado prejuízos, como a perda de animais durante a travessia. Os vereadores destacaram que, apesar dos esforços da comunidade em realizar pequenos reparos improvisados, as medidas não têm sido suficientes para garantir a segurança dos usuários, especialmente no transporte escolar.
O vereador Marcos de Souza Lima reforçou o pedido, destacando que “apesar dos esforços da população local, a situação exige intervenção imediata do poder público”. Ele também reconheceu o trabalho que vem sendo realizado pelo Executivo na recuperação de pontes em todo o município, com a substituição de estruturas de madeira por concreto, mas ressaltou que “mesmo que provisoriamente em madeira, as pontes da Linha Seu Odílio precisam de atenção urgente para garantir condições mínimas de segurança e trafegabilidade”.
As duas proposições foram encaminhadas ao Poder Executivo Municipal, que deverá avaliar as demandas e adotar as providências cabíveis.











