A Associação Amigos da Equoterapia de Castanheira acaba de receber o aval da Câmara a uma antiga reivindicação, incorporada ao Projeto de Lei nº 16/2022 do Executivo, que após análise da Comissão de Finanças e Orçamento, presidida por Rogério Pedro Graeff, teve unanimidade de votos em segunda votação, como prevê o Regimento, em Sessão realizada nesta segunda-feira (20).
Um barracão para centralizar as atividades da entidade, que trabalha da tradicional abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, tendo o cavalo como instrumento terapêutico, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais, é objeto de atenção do Legislativo desde 2020.
Naquele ano, o então vereador Nildomar Gusmão de Souza, com apoio dos colegas João Carlos Maria, o Palito, e Lourival Alves da Rocha, através da Indicação nº 25/2020 ao Executivo, reivindicava o pleito deste junto ao Sistema de Gestão de Convênios de Mato Grosso (SIGCON), para credenciamento da Associação, considerado um passo essencial para a conquista do barracão.
Naquelas alturas, a Ex-prefeita Mabel de Fátima Milanezi já tinha encaminhado à Câmara, tendo aprovação, Projeto de Lei autorizando a concessão de “direito real de uso” de uma área do Projeto Casulo, na saída para Juína, para uso da equoterapia. Este caminho exitoso se consolida com a aprovação do Projeto encaminhado pelo Prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, visando a liberação de recursos para construção de uma referência física da instituição.
A Comissão que analisou seus termos concluiu que o mesmo está dentro da legalidade financeira do município, encaminhando a matéria para votação. Para Rogério Graeff, materializa-se um sonho da comunidade, por dar mais condições a Associação para realização de suas atividades. O vereador João Carlos, por seu turno, se diz feliz com este desfecho, traduzindo sentimento corrente entre seus colegas.