Na última terça-feira, 30 de setembro, durante a 26ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Castanheira, foram aprovadas três Indicações parlamentares que visam atender demandas essenciais da comunidade, relacionadas à segurança no trânsito, ao abastecimento de água e à saúde pública.
A Indicação nº 25/2025, de autoria do vereador João Carlos Maria, solicita ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Obras, a construção de um quebra-molas em frente à oficina do Creiton, próximo à Comunidade Nova Conquista, no P. A. Vale do Seringal. A medida busca reduzir a velocidade dos veículos que trafegam pela região, garantindo maior segurança aos moradores e minimizando problemas causados pela poeira levantada com o fluxo intenso de automóveis.
Na sequência, foi apreciada e aprovada a Indicação nº 27/2025, também apresentada por João Carlos Maria, que trata da necessidade de criar um estoque estratégico de materiais para manutenção do sistema de água tratada no município. A proposta tem como objetivo prevenir interrupções no abastecimento, assegurando o fornecimento contínuo e de qualidade à população. O vereador ainda sugeriu a implantação de um canal de atendimento ao cidadão pela Internet, incluindo serviços via telefone e WhatsApp, para facilitar a comunicação e aumentar a transparência na prestação do serviço.
Já a Indicação nº 26/2025, de autoria do vereador Lourival Alves da Rocha, propõe a realização de um programa de dedetização em toda a área urbana de Castanheira, estendendo a ação também para as vilas do município. A medida busca combater a infestação de pernilongos, que têm causado transtornos à população e pode representar riscos à saúde pública com a proliferação de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.
As três Indicações seguem agora para o Executivo Municipal, que avaliará a viabilidade de execução das medidas sugeridas.