O que Coroaci, da microrregião de Governadores Valadares, Minas Gerais, tem em comum com Castanheira?
Além de ser um município pequeno, é uma referência da presença de mineiros dos quatro cantos no também pequeno município da região noroeste de Mato Grosso.
Como uma homenagem à grande comunidade mineira do município, especialmente da microrregião e região intermediária de Governadores Valadares, o Projeto de Lei nº 17/2019 do Legislativo castanheirense quer nominar o conjunto habitacional conhecido por Cohab, da Avenida Castanheira, no Bairro Noga, saída para Juruena, de “Conjunto Habitacional Coroaci”.
A matéria deve entrar numa das próximas pautas da Câmara Municipal e tem origem numa reivindicação do vereador João Carlos Maria, o Palito. Segundo ele, a iniciativa visa homenagear alguns pioneiros de Castanheira, oriundos daquele município mineiro, hoje com pouco mais de 11 mil habitantes, emancipado de Peçanha em 1948.
Segundo a história, no final da década de 80 uma grande leva de mineiros oriundos de Coroaci e municípios próximos, como Peçanha e Valadares, se estabeleceu em Castanheira.
Edmar Ferreira da Silva, cujos primeiros familiares chegaram à época, especialmente seus tios, faz parte deste remanescente. Mais do que a Coroaci, ele vê a iniciativa como uma homenagem a todos os mineiros que contribuem para o desenvolvimento do município de Castanheira.