Proposta do vereador Lourival Alves da Rocha foi aprovada por unanimidade e visa agilizar consultas, exames e procedimentos para pacientes com diabetes.
A Câmara Municipal de Castanheira aprovou, por unanimidade, nesta segunda-feira (26), a Indicação nº 10/2025, de autoria do vereador Lourival Alves da Rocha, que solicita prioridade no atendimento a portadores de diabetes em postos de saúde e pronto atendimento do município. A proposta foi direcionada ao Prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior e à Secretaria Municipal de Saúde.
O texto destaca a necessidade de assegurar atendimento ágil a pacientes diabéticos, especialmente em casos de emergências como hipoglicemia ou hiperglicemia severa, além daqueles que necessitam de monitoramento frequente ou ajustes no tratamento. O vereador Lourival argumentou que, devido às longas filas no sistema público, muitas vezes esses pacientes não têm suas prioridades respeitadas, o que pode agravar seu quadro clínico.
A prioridade no atendimento é crucial para prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Muitos diabéticos dependem de exames e consultas regulares; e a demora pode representar um risco à saúde. Afirmou o parlamentar durante a Sessão.
A justificativa da Indicação reforça que o atendimento preferencial já é um direito previsto em lei, mas que, na prática, nem sempre é cumprido. A proposta visa garantir que os profissionais de saúde avaliem cada caso conforme a gravidade e necessidade individual.
A matéria foi aprovada pelo Plenário das Deliberações “Adamastor Batista de Miranda” e agora segue para análise do Executivo, que decidirá sobre a implementação das medidas. Caso acatada, a medida deve beneficiar centenas de pacientes diabéticos em Castanheira, agilizando seu acesso a serviços essenciais.